A EDUCAÇÃO E O NEGRO
- Uma coluna do professor Elson Amendola Machado
- 1 de mai. de 2013
- 1 min de leitura

Esta coluna titulada EDUCAÇÃO E O NEGRO tem como objetivo central receber artigos, resenhas e documentários, onde vão tratar e enriquecer a História e a Educação Afro-brasileira e indígena.
EDUCAÇÃO
Como podemos interpretar a educação na fase atual, podemos conceituar nos momentos da história e da memória. Sempre haverá um questionamento na forma de ensinar e também de aprender. Desde de sua descoberta até os dias atuais se vão aproximadamente seis séculos, onde o processo se desenha com a chegada dos padres da companhia de jesus, os jesuítas, integrantes da comitiva do Governador Mor Tomé de Souza em sua chegada na cidade de Salvador na capital da colônia, a Bahia. A educação é ao mesmo tempo libertadora e perigosa desfaz tradições e constrói trajetórias e se vincula como questionadora.
O método de ensino utilizado pelos jesuítas foi Ratio Studiorium, para catequizar era necessário primeiro o uso do aparato educacional, este modelo educativo foi historicamente instituído com a finalidade de articular a instrução pública e também a escolarização dos indígenas e crianças negras.
NEGRO
Em breve haverá mais artigos expondo os métodos e também as Leis que dissertará sobre a presença do negro e sua importância no desenvolvimento do nosso país. A entrada do negro no Brasil acontece no ano 1538, com a chegada dos primeiros Escravos.
Fica uma pergunta no ar e poderemos dialogar –“ POR QUE A EDUCAÇÃO AINDA NÃO TRANSFOMOU O BRASIL EM UM PAÍS COMPROMETIDO E JUSTO? “
Comments